Estrutura

CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA DO PROGRAMA E DE SEUS DOIS CAMPOS DE INVESTIGAÇÃO

O Programa de Pós-graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação organiza-se em torno de dois eixos temáticos :

  • Inclusão/exclusão nos processos educativos;
  • Educação e conhecimento.

Esses eixos possuem um caráter transversal, perpassam os diversos projetos de pesquisa de professores e alunos e evidenciam a possibilidade de dupla inserção de docentes e discentes no Programa.

A estrutura curricular dos cursos de Mestrado e de Doutorado está baseada em dois campos, cujos descritores são apresentados a seguir:

  • Organização do trabalho pedagógico e desenvolvimento de práticas educativas. A constituição social, histórica e política dos processos educacionais, na escola e fora dela. Relações entre processos sociais, culturais e políticos e a organização e desenvolvimento de práticas escolares e educativas.
  • Educação e processos de produção e de socialização do conhecimento educacional. Processos de produção de conhecimento e de suas relações com a educação dentro e fora da escola. Relações entre os processos sociais, culturais, políticos e cognitivos e a produção e a aquisição de conhecimento pelos sujeitos.

Os dois campos são perpassados pelos dois eixos estruturadores do Programa, e auxiliam na organização sistemática de objetos e problemas de pesquisa na área educacional. Estão na base da estrutura curricular do Programa, dando origem às disciplinas obrigatórias que compõem a formação de mestres e doutores.

Desenvolvendo trabalhos nos dois campos – articulados pelos dois eixos temáticos –, os docentes e discentes do Programa se organizam em linhas de pesquisa. Essas linhas manifestam os diferentes recortes temáticos, teóricos e metodológicos com base nos quais os professores e pesquisadores do Programa organizam seu trabalho. É por meio delas que os candidatos podem pleitear sua entrada no Programa.