Infraestrutura

Laboratórios

De uma forma geral, são boas as instalações da Faculdade de Educação da UFMG, que abriga este PPGE. O ambiente é espaçoso, arejado, bem iluminado, arborizado e tranquilo, sendo bastante propício ao estudo. Cada professor possui gabinete individual, equipado com computador, telefone, ponto de internet e acesso à rede sem fio, bem como mesa de estudos. A Pós-Graduação conta com um Laboratório de Informática para uso exclusivo dos estudantes da pós, com bons equipamentos, adquiridos, em parte, com recursos de capital do PROEX. As salas de aula são equipadas com projetores e aparelhos datashow, lousa digital, pontos de internet, TV, vídeo, caixas de som e rede wireless. Além disso, contamos com duas salas com equipamentos de teleconferência e formato auditório; uma delas é a Sala de Defesas, que, assim, possibilita a participação virtual de membros externos em bancas de mestrado e doutorado. Tal sistemática tem sido cada vez mais utilizada nas defesas de dissertação e tese, permitindo a participação de docentes do Programa, afastados para pós-doutorado, e de professores estrangeiros nas bancas, especialmente os orientadores de doutorado-sanduíche.

Como recurso para as atividades de pesquisa, o Programa conta com o Laboratório de Metodologia de Pesquisa (LabMetodo) que possui notebooks, filmadoras, máquinas fotográficas e computadores de mesa. O LabMetodo é organizado para realizar atividades de formação e produção audiovisual – captura de imagens e edição de vídeo. Cada projeto em execução deve organizar-se com HDs próprios. O LabMetodo atende alunos da pós-graduação e também da graduação, especialmente do curso Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI). É estrutura de apoio para as atividades dos pesquisadores indígenas e não-indígenas que fazem parte do Observatório da Educação Escolar Indígena (OEEI/UFMG), e dos formadores indígenas e não-indígenas do programa Saberes Indígenas na Escola (SIE/UFMG).

Em 2012, um segundo laboratório foi criado: o Laboratório de Pesquisa em Sala de Aula, com os recursos de áudio e vídeo necessários para observação, registro, coleta e sistematização de dados referentes à dinâmica interativa numa sala de aula, realização de entrevistas e grupos focais. O laboratório possui câmeras e microfones de alta definição, mesa de edição, além de ambientes separados para participantes e pesquisadores.

Também estão à disposição dos pesquisadores as instalações dos núcleos e grupos de pesquisa, para composição, manutenção e disponibilização controlada de acervo e para o trabalho dos estudantes a eles vinculados. Essas instalações estão, em geral, equipadas com recursos de projetos submetidos ao CNPq, FINEP e FAPEMIG.

Finalmente, há na faculdade dois auditórios com capacidade de 300 e 132 lugares, à disposição das atividades do PPGE, especialmente as que reúnem num mesmo ambiente grande parte dos estudantes, como os seminários quinzenais “Quarta na Pós”, além de uma quantidade e uma diversidade enormes de eventos promovidos pelo Programa, organizados por seus docentes e discentes, ou com sua participação.

Recursos de Informática

Todos os alunos da pós-graduação da UFMG têm um amplo acesso a diversos recursos e facilidades disponíveis na instituição. Dentre eles, podemos citar: o acesso aos laboratórios de alta performance computacional e o acesso ao portal de periódicos a partir da rede interna (mas também a partir de casa). Está consolidado atualmente o uso dos diários acadêmicos eletrônicos e da plataforma Moodle como ferramenta auxiliar nas disciplinas. Desde 2008, uma rede sem fio de acesso à internet foi disponibilizada em toda área da Faculdade de Educação.

O Programa possui um sítio eletrônico, por meio do qual se realizam não apenas uma divulgação mais ágil de informações, mas também o desenvolvimento, a gestão e o acompanhamento de vários tipos de operações. Todo o processo seletivo do PPGE para mestrado, doutorado e doutorado latino-americano, bem como as matrículas em disciplinas isoladas, foi inteiramente informatizado. Isso dinamizou ainda mais o processo, já que a matrícula dos alunos regulares já havia sido informatizada para toda a UFMG. Além disso, desde 2012, o processo seletivo para bolsas e o acompanhamento de sua implantação também está informatizado no PPGE, bem como todos os processos desempenhados pela Secretaria, como os protocolos de entrega e recebimento de documentos em geral. Também o processo de marcação de bancas de defesa e de qualificação e a geração dos documentos a elas relativos estão informatizados.
O Programa conta, também, com um sistema de acompanhamento dos alunos, a Intranet, desenvolvido para registro das especificidades das trajetórias dos alunos de pós-graduação, de modo especial num programa com a dimensão e a diversidade de atendimentos como este.

Biblioteca Professora Alaíde Lisboa de Oliveira

Na UFMG, cada Unidade Acadêmica tem a sua própria biblioteca, o que permite maior especialização do acervo, serviços e produtos, considerando as particularidades das demandas locais e as especificidades das diversas áreas do conhecimento. A Biblioteca Professora Alaíde Lisboa de Oliveira, da Faculdade de Educação, funciona de segunda a sexta-feira das 7:00 às 22:00, disponibilizando um acervo de aproximadamente 85 mil volumes, entre livros, periódicos, teses, dissertações e materiais especiais das Ciências da Educação.

As coleções especiais da Biblioteca são compostas de acervos bibliográficos e documentais de grande relevância para a preservação da memória e para a pesquisa em Educação, destacando-se os acervos particulares das professoras Lúcia Casasanta, Alaíde Lisboa de Oliveira primeira coordenadora do PPGE-FaE/UFMG e Helena Antipoff, bem como as coleções de manuais escolares, teses e dissertações em alfabetização, e os títulos analisados nas avaliações de diversas edições do PNLD e do PNBE, coordenadas pela Faculdade de Educação da UFMG, entre outros. Vale mencionar, também, o acervo da coleção Marco Antônio Rodrigues Dias.

A sua presença em redes é destacada no Centro Difusor da Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação e Documentação em Educação (REDUC). Além disso, ela está descrita no diretório da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e mantém intercâmbio com mais de duzentas instituições no Brasil e no exterior.

A Biblioteca da FaE organiza ainda oficinas de consulta a bases de pesquisa e a portais de referência para os estudantes ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Educação, orienta o trabalho de pesquisa nos centros de documentação sob sua responsabilidade e emite as fichas catalográficas dos trabalhos aqui produzidos.

Os contatos da Biblioteca da FaE são: 3409-5301 (Chefia) / 3409-5302 (Empréstimo) / 3409-6140 (Referência) / 3409-6141 (Apoio Administrativo) / 3409-6142 (Tratamento da Informação, Apoio e Intercâmbio) / 3409-6144 (Periódicos) / biblio@fae.ufmg.br

Educação em Revista
Criado em 1985, o periódico Educação em Revista publica estudos e pesquisas de âmbito nacional e internacional no campo da Educação. Seu objetivo principal é tornar-se um veículo de divulgação e de intercâmbio da produção acadêmica, acolhendo a pluralidade de olhares sobre as múltiplas dimensões da educação, em tempos e espaços diversos, e assim contribuir para o debate e o equacionamento dos problemas da educação brasileira. Essa pluralidade evidencia diferentes filiações teóricas e metodológicas que vêm sustentando os estudos e as discussões desenvolvidas por vários grupos e linhas de pesquisa, no Brasil e no exterior. Seu público tem sido pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação e demais profissionais da área.

A comissão editorial do periódico é composta por três editores-chefes e por um conselho editorial formado por professores do país e do exterior. Conta, também, com uma servidora técnico-administrativa em Educação e com estagiários bolsistas, que dão suporte aos processos envolvidos na editoria. O periódico possui sala própria com computadores e impressora, bem como espaço para reuniões da equipe editorial. Desde 2013, o periódico é avaliado no Qualis Capes como A1, condição sine qua non para que o PPGE-FaE/UFMG seja reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, como um programa de excelência (PROEX, nota 7).

Site do periódico: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista

Contato: revista@ufmg.br

Outros Serviços
Todos os alunos da UFMG têm acesso a um conjunto de restaurantes universitários e a um amplo complexo esportivo. Todos podem se inscrever no plano de saúde da universidade e se candidatar à moradia universitária. No caso da moradia, esta vem facilitando a permanência de professores visitantes e de alunos estrangeiros do Programa, especialmente os estudantes vinculados ao Doutorado Latino-Americano.