INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULAS

  • ELETIVAS (para alunos matriculados em qualquer outro curso da UFMG)

    A matrícula eletiva deve ser realizada ONLINE através do Portal Minha UFMG, em conformidade com o cronograma de matrícula regular - 2026/1º.

    Para os alunos que não realizarem a matrícula eletiva online, o pedido deve ser feito exclusivamente pelo e-mail ensino.posfaeufmg@gmail.com, no período de 24 e 25/02/2026. Anexar formulário assinado pelo aluno de pós-graduação e pelo orientador. No caso do aluno de graduação, o formulário deve ser assinado pelo próprio aluno e pelo coordenador do curso de origem.

    Requerimento de matrícula em Atividade Acadêmica Eletiva - para alunos de pós-graduação

    Requerimento de matrícula em Formação Livre (Eletiva) - para alunos de graduação

    Para acessar o quadro de disciplinas eletivas de 2026/1 CLIQUE AQUI

  • ALUNOS REGULARES

    CRONOGRAMA DE MATRÍCULA REGULAR – 2026/1º SEMESTRE

    A Secretaria de Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social informa que o calendário de matrícula para o período letivo 2026/1 está definido.

    Início do período de matrícula: a partir de 01/12/2025 15:00
    Data-limite para envio da proposta pelo aluno: até 12/12/2025 23:59
    Data-limite para avaliação pelo Orientador: até 15/12/2025 23:59
    Data-limite para reenvio da proposta pelo aluno: até 16/12/2025 23:59
    Data-limite para reavaliação do Orientador: até 17/12/2025 23:59

     

    PERÍODO DE ACERTO DE MATRÍCULA: 02/03/2026 a 30/03/2026.  (via INTRANET do Programa)

  • ISOLADA (para pessoas sem vínculo de aluno com a UFMG)

    MATRÍCULA PARA DISCIPLINAS ISOLADAS NO PPGE/FAE/UFMG

    NO 1º SEMESTRE DE 2026 - INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO

    CRONOGRAMA

    Divulgação do Quadro de Disciplinas Isoladas 27/02/2026 a partir das 18:00
    Inscrição online de 27/02/2026 a 02/03/2026 até as 23:59
    Período de análise pelo Professor responsável pela disciplina  03 e 04/03/2026 até as 23:59
    Divulgação do resultado 05/03/2026, a partir das 18h
    Envio dos documentos, acompanhados do pagamento da taxa GRU(valor da taxa de disciplina
    isolada R$ 194,57) por email: isoladas.posfaeufmg@gmail.com para análise, registro e
    matrícula.
    de 05 a 10/03/2026 até as 23:59

     

    Para acessar o quadro de disciplinas isoladas, CLIQUE AQUI (Link estará disponível em fevereiro de 2026)

    INSCRIÇÃO ONLINE

    O requerimento de disciplinas isoladas é feito exclusivamente online.

    O formulário de inscrição NÃO lhe permitirá salvar as informações para finalizar mais tarde. Portanto, antes de iniciar a sua inscrição, certifique-se de ter em mãos os seguintes documentos salvos em PDF:

    • CPF
    • Documento de Identidade (com data de expedição e Órgão Expedidor)
    • Comprovante de Endereço completo e recente com CEP - preferencialmente conta de água ou luz
    • Currículo Vitae ou Lattes atualizado (arquivo em PDF com tamanho máximo de 1mb)
    • Cópia do Histórico Escolar de Graduação
    • Cópia do Contracheque (somente para servidores da UFMG)
    • Autorização da chefia (somente para servidores da UFMG)

    OBS: Todos os campos do formulário são de preenchimento obrigatório. Inscrições incompletas não serão aceitas. Cada interessado poderá solicitar apenas 01 (uma) disciplina por semestre no Programa de Pós-graduação em Educação da FaE/UFMG e não será permitida mudança de disciplina. Servidores da UFMG são isentos da taxa de matrícula, conforme Resolução nº 05/95.

    PARA SE INSCREVER CLIQUE AQUI (Link estará disponível em fevereiro de 2026)

    EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

    Caso seu pedido seja APROVADO, você deverá enviar e-mail para isoladas.posfaeufmg@gmail.com, do dia 05 a 10/03/2026, com os seguintes documentos anexados, escaneados em PDF de FORMA LEGÍVEL (não serão aceitos documentos em outro formato):

    - Comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula - para a comunidade externa à UFMG, clique AQUI  (valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57)

    - Cópia da carteira de identidade (frente e verso)

    - CPF

    - Comprovante de endereço residencial - preferencialmente conta de luz ou de água (recente)

    - Cópia do contracheque (no caso de servidor da UFMG)

    - Autorização da chefia imediata (no caso de servidor da UFMG)

    OBS 1: NÃO será aceito comprovante de agendamento de pagamento, pagamento em cartão de crédito/débito e PIX.

    OBS 2: Colocar no assunto do e-mail: MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA 2026/1º. É necessário colocar no corpo do e-mail o código e a turma da disciplina aprovada para matrícula (na ausência dessa informação, sua matrícula não será recebida).

     

    INFORMAÇÕES GERAIS

    O comprovante de matrícula será enviado ao candidato pelo e-mail isoladas.posfaeufmg@gmail.com no prazo de 30 dias após o início do semestre. É de responsabilidade do aluno verificar junto à Secretaria a efetivação da matrícula dentro deste prazo.

    Para maiores informações ou esclarecimentos, sobre o processo de disciplinas isoladas, entre em contato conosco através do e-mail: isoladas.posfaeufmg@gmail.com ou clique AQUI