INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULAS
-
ELETIVAS (para alunos matriculados em qualquer outro curso da UFMG)
A matrícula eletiva deve ser realizada ONLINE através do Portal Minha UFMG, em conformidade com o cronograma de matrícula regular - 2026/1º.
Para os alunos que não realizarem a matrícula eletiva online, o pedido deve ser feito exclusivamente pelo e-mail ensino.posfaeufmg@gmail.com, no período de 24 e 25/02/2026. Anexar formulário assinado pelo aluno de pós-graduação e pelo orientador. No caso do aluno de graduação, o formulário deve ser assinado pelo próprio aluno e pelo coordenador do curso de origem.
Requerimento de matrícula em Atividade Acadêmica Eletiva - para alunos de pós-graduação
Requerimento de matrícula em Formação Livre (Eletiva) - para alunos de graduação
Para acessar o quadro de disciplinas eletivas de 2026/1 CLIQUE AQUI
-
ALUNOS REGULARES
CRONOGRAMA DE MATRÍCULA REGULAR – 2026/1º SEMESTRE
A Secretaria de Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social informa que o calendário de matrícula para o período letivo 2026/1 está definido.
Início do período de matrícula: a partir de 01/12/2025 15:00
Data-limite para envio da proposta pelo aluno: até 12/12/2025 23:59
Data-limite para avaliação pelo Orientador: até 15/12/2025 23:59
Data-limite para reenvio da proposta pelo aluno: até 16/12/2025 23:59
Data-limite para reavaliação do Orientador: até 17/12/2025 23:59
PERÍODO DE ACERTO DE MATRÍCULA: 02/03/2026 a 30/03/2026. (via INTRANET do Programa)
-
ISOLADA (para pessoas sem vínculo de aluno com a UFMG)
MATRÍCULA PARA DISCIPLINAS ISOLADAS NO PPGE/FAE/UFMG
NO 1º SEMESTRE DE 2026 - INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO
CRONOGRAMA
Divulgação do Quadro de Disciplinas Isoladas 27/02/2026 a partir das 18:00 Inscrição online de 27/02/2026 a 02/03/2026 até as 23:59 Período de análise pelo Professor responsável pela disciplina 03 e 04/03/2026 até as 23:59 Divulgação do resultado 05/03/2026, a partir das 18h Envio dos documentos, acompanhados do pagamento da taxa GRU(valor da taxa de disciplina
isolada R$ 194,57) por email: isoladas.posfaeufmg@gmail.com para análise, registro e
matrícula.de 05 a 10/03/2026 até as 23:59 Para acessar o quadro de disciplinas isoladas, CLIQUE AQUI (Link estará disponível em fevereiro de 2026)
INSCRIÇÃO ONLINE
O requerimento de disciplinas isoladas é feito exclusivamente online.
O formulário de inscrição NÃO lhe permitirá salvar as informações para finalizar mais tarde. Portanto, antes de iniciar a sua inscrição, certifique-se de ter em mãos os seguintes documentos salvos em PDF:
- CPF
- Documento de Identidade (com data de expedição e Órgão Expedidor)
- Comprovante de Endereço completo e recente com CEP - preferencialmente conta de água ou luz
- Currículo Vitae ou Lattes atualizado (arquivo em PDF com tamanho máximo de 1mb)
- Cópia do Histórico Escolar de Graduação
- Cópia do Contracheque (somente para servidores da UFMG)
- Autorização da chefia (somente para servidores da UFMG)
OBS: Todos os campos do formulário são de preenchimento obrigatório. Inscrições incompletas não serão aceitas. Cada interessado poderá solicitar apenas 01 (uma) disciplina por semestre no Programa de Pós-graduação em Educação da FaE/UFMG e não será permitida mudança de disciplina. Servidores da UFMG são isentos da taxa de matrícula, conforme Resolução nº 05/95.
PARA SE INSCREVER CLIQUE AQUI (Link estará disponível em fevereiro de 2026)
EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA
Caso seu pedido seja APROVADO, você deverá enviar e-mail para isoladas.posfaeufmg@gmail.com, do dia 05 a 10/03/2026, com os seguintes documentos anexados, escaneados em PDF de FORMA LEGÍVEL (não serão aceitos documentos em outro formato):
- Comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula - para a comunidade externa à UFMG, clique AQUI (valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57)
- Cópia da carteira de identidade (frente e verso)
- CPF
- Comprovante de endereço residencial - preferencialmente conta de luz ou de água (recente)
- Cópia do contracheque (no caso de servidor da UFMG)
- Autorização da chefia imediata (no caso de servidor da UFMG)
OBS 1: NÃO será aceito comprovante de agendamento de pagamento, pagamento em cartão de crédito/débito e PIX.
OBS 2: Colocar no assunto do e-mail: MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA 2026/1º. É necessário colocar no corpo do e-mail o código e a turma da disciplina aprovada para matrícula (na ausência dessa informação, sua matrícula não será recebida).
INFORMAÇÕES GERAIS
O comprovante de matrícula será enviado ao candidato pelo e-mail isoladas.posfaeufmg@gmail.com no prazo de 30 dias após o início do semestre. É de responsabilidade do aluno verificar junto à Secretaria a efetivação da matrícula dentro deste prazo.
Para maiores informações ou esclarecimentos, sobre o processo de disciplinas isoladas, entre em contato conosco através do e-mail: isoladas.posfaeufmg@gmail.com ou clique AQUI



