Há quase duas décadas, o Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais vem sendo reconhecido pela CAPES como um programa de excelência no conjunto da pós-graduação em educação brasileira.
A conquista da nota 7, a mais alta na escala de avaliação da Capes, deu-se no ano de 2010, relativamente ao triênio 2007-2009. Desde então, a nota tem sido sustentada, mantendo-se o nível de excelência nas sucessivas avaliações relativas ao triênio 2010-2012 e aos quadriênios 2013-2016, 2017-2020 e 2021-2024.
A nota 7 é atribuída a programas nos quais “a internacionalização é evidente através de convênios produtivos e com resultados expressivos na produção intelectual, mas também no sentido que estes programas vêm atingindo padrões internacionais, ou seja, comparáveis a grandes centros na área no exterior.” Além disso, são considerados: a capacidade de liderança, inserção e reconhecimento nacional; a capacidade de nucleação e solidariedade interinstitucional; o perfil do corpo docente; a quantidade e a qualidade da produção intelectual de docentes, discentes e egressos; a infraestrutura disponível para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa; a capacidade de inovação e transferência de conhecimento; o impacto econômico, social e cultural do programa, sobretudo por meio da produção intelectual a ele atrelada; entre outros critérios de avaliação.
A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, na forma como foi estabelecida a partir de 1998, é orientada pela Diretoria de Avaliação/CAPES e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica por meio de consultores ad hoc. A avaliação é atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país.
Para saber mais a respeito da avaliação do PPGE-FaE/UFMG pela CAPES, acesse as últimas Fichas de Avaliação do Programa, disponíveis também na Plataforma Sucupira.
Ficha de avaliação do Programa (2007-2009)
Ficha de avaliação do Programa (2010-2012)



