Linhas de pesquisa

  • CURRÍCULOS CULTURAS E DIFERENÇA

    Ementa

    Relação família escola em diferentes meios sociais. Trajetórias escolares e desigualdades sociais de escolarização. Políticas de currículo e de formação de professores. A condição e a formação docente. Tempos e espaços na configuração da identidade docente. Cultura na escola e cultura da escola e saberes escolares. Gênero, etnia, classe social e currículo. Currículos e materiais didáticos e para-didáticos. Artefatos culturais (tecnologias digitais, mídia, artes visuais, museus, etc.) e práticas educativas. Sala de aula: dimensões sócio-antropológica e pedagógica

    Coordenadores

    Marlucy Alves Paraiso - marlucyparaiso@gmail.com

    Professores

    Nome Email Lattes
    Andre Marcio Picanço Favachoamfavacho@hotmail.com
    José Ângelo Gariglioangelogariglio@hotmail.com
    Junia Sales Pereirajuniasales@gmail.com
    Maria Carolina da Silva Caldeiramariacarolinasilva@hotmail.com
    Marlucy Alves Paraisomarlucyparaiso@gmail.com
    Renata Pereira Aspisrenaspis@terra.com.br
    Shirlei Rezende Salesshirlei.sales@hotmail.com

    Alunos Mestrado

    Nome Previsão de Defesa
    CAMILA AMORIM CAMPOS31/03/2018
    JOÃO PAULO DE LORENA SILVA31/08/2018
    MAÍRA FREITAS DE ARAÚJO RODRIGUES31/08/2017
    PATRÍCIA SOUZA BRAGA30/08/2019
    TAYLINE SILVA DE OLIVEIRA31/08/2017

    Alunos Doutorado

    Nome Previsão de Defesa
    ERIKA MARIANA ABREU SOARES28/02/2020
    FABÍOLA FERNANDA DO PATROCINIO ALVES28/02/2020
    GLAUCIA CONCEIÇÃO CARNEIRO28/02/2020
    OSCAR YECID BELLO BELLO26/02/2021
    PATRÍCIA KARLA SOARES SANTOS DOROTÉIO26/02/2021
  • DOCÊNCIA: PROCESSOS CONSTITUTIVOS, SUJEITOS SOCIOCULTURAIS, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS

    Ementa

    Processos constitutivos da docência: dimensões materiais e simbólicas da docência; condições laborais, experiências e práticas pedagógicas; formação acadêmico-profissional (“formação inicial”) e desenvolvimento profissional (“formação continuada”) de professoras/es da educação básica e superior; regulação dos processos formativos de profissionais da educação; currículos formais e percursos de formação de educadoras/es; dimensões de classe, gênero, raça/etnia e orientação sexual na construção de identidades docentes; aprendizagem da docência e saberes docentes; as/os professoras/es e os processos de avaliação educacional; docência, redes sociais e mídias digitais; professoras/es como sujeitos socioculturais: vidas e histórias individuais e coletivas das/os professoras/es da educação básica e superior; tempos e espaços docentes; as/os professoras/es, processos formativos e práticas culturais: acesso e relações dos professores com as obras e criações culturais.

    Coordenadores

    Julio Emilio Diniz Pereira - juliodiniz@ufmg.br

    Professores

    Nome Email Lattes
    Ines Assunção de Castro Teixeirainestei@uol.com.br
    José Ângelo Gariglioangelogariglio@hotmail.com
    Luciola Licinio De C P Santosluciolaufmg@yahoo.com.br
    Suzana dos Santos Gomessuzanasgomes@fae.ufmg.br

    Alunos Doutorado

    Nome Previsão de Defesa
    JULIANA BATISTA FARIA28/01/2018
    MARIA DE LOURDES RIBEIRO GASPAR28/01/2018
    VANESSA REGINA ELEUTéRIO MIRANDA28/01/2018
  • EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS

    Ementa

    Esta Linha de Pesquisa do PPGE/UFMG é composta por pesquisadores que trabalham em vários domínios do campo da Pesquisa em Educação em Ciências. No conjunto, esses pesquisadores têm interesse em diversas temáticas relacionadas ao ensino e à aprendizagem na educação formal em ciências, incluindo a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos), a educação técnico-profissional e as áreas básicas, aplicadas e tecnológicas da educação superior. Seus interesses incluem também a educação em contextos não-formais e informais, incluindo educação ambiental. Esses pesquisadores têm formação básica em Física, Química e Biologia e têm experiência em lecionar na educação básica e na educação superior. Especificamente, os membros da linha têm um histórico de pesquisas em:

    • Produção e apropriação de conhecimento, ensino e aprendizagem de ciências em sala de aula;
    • Práticas e dinâmicas discursivas em salas de aula e a construção de conhecimento;
    • Modelos e modelagem na educação em ciências naturais e tecnologia;
    • Aprendizagem de ciências através de atividades investigativas;
    • Formação inicial, continuada e promoção do desenvolvimento profissional dos professores da área de ciências;
    • Análise e desenvolvimento de currículos da área de ciências para níveis e públicos específicos;
    • Avaliação da aprendizagem em ciências;
    • Análise de materiais didáticos para a educação em ciências;
    • Construção e validação de instrumentos de avaliação e diagnóstico cognitivo e afetivo na educação em ciências;
    • Análise e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem na área de ciências;
    • Processos cognitivos e afetivos na educação em ciências;
    • Práticas epistêmicas e a natureza do conhecimento científico;
    • Propostas curriculares e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da educação em ciências;
    • Relação entre Educação, História, Filosofia, Epistemologia e Natureza da Ciência.

    Coordenadores

    Francisco Ângelo Coutinho - fac01@terra.com.br

    Professores

    Nome Email Lattes
    Ana Luiza de Quadrosana.quadros@uol.com.br
    Arnaldo de Moura Vaz da Silvaarnaldo@coltec.ufmg.br
    Bernardo Jefferson de Oliveirabe@fae.ufmg.br
    Danusa Munforddanusamun@gmail.com
    Eduardo Fleury Mortimermortimer@ufmg.br
    Francisco Ângelo Coutinhofac01@terra.com.br
    Helder de Figueiredo e Paulahelder100@gmail.com
    Orlando Gomes de Aguiar Juniororlando@fae.ufmg.br

    Alunos Doutorado

    Nome Previsão de Defesa
    ELAINE SOARES FRANçA28/01/2018
    JOãO PAULINO VALE BARBOSA28/01/2018
    KRISTIANNE LINA FIGUEIREDO28/01/2018
    MáRCIA MARIA MARTINS PARREIRAS28/01/2018
  • EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

    Ementa

    Aspectos cognitivos, sociais e históricos das práticas linguísticas; língua portuguesa na aprendizagem escolar; linguagem verbal e outras linguagens; cultura escrita, alfabetização e letramento; ensino de literatura; oralidade e escrita; práticas de letramento em contextos de formação de professores; condições de produção e de leitura de gêneros acadêmicos em educação; a formação do professor para as práticas escolares de ensino-aprendizagem da escrita.

    Coordenadores

    Sara Mourão Monteiro - mourao.sara@gmail.com

    Professores

    Nome Email Lattes
    Aracy Alves Martinsaracymartins60@gmail.com
    Celia Abicalil Belmiroceliaabicalil@gmail.com
    Francisca Izabel Pereira Macielemaildafrancisca@gmail.com
    Gilcinei Teodoro Carvalhogilcineicarvalho@gmail.com
    Isabel Cristina Alves da Silva Fradeicrisfrade@gmail.com
    Maria Lucia Castanheiralalucia@gmail.com
    Maria Zelia Versiani Machadozelia.versiani@gmail.com
    Miria Gomes de Oliveiramiriagomes@hotmail.com

    Alunos Doutorado

    Nome Previsão de Defesa
    ELIZABETH MARIA DA SILVA28/01/2018
    KáTIA REGINA DA SILVA28/01/2018
    MARCIA HELENA NUNES MONTEIRO28/01/2018
  • EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

    Ementa

    A linha de pesquisa em pauta tem por objeto a investigação dos espaços educativos onde se dá a produção e socialização de conhecimentos matemáticos e de saberes e práticas pedagógicas relacionadas com a matemática. Nas pesquisas empreendidas, envolvem-se, portanto, as múltiplas relações entre ensino, aprendizagem e conhecimento matemático, em contextos socioculturais específicos. Na perspectiva de contribuir para a produção científica nesse campo de amplo espectro, seus membros realizam pesquisas e orientações relativas às seguintes temáticas: Pensamento e Linguagem em práticas de ensino e aprendizagem da Matemática: negociação de significados; afetividade; pensamento matemático avançado. Perspectivas socioculturais do ensino e da aprendizagem matemática: Letramento e Numeramento; papel da Matemática e da Educação Matemática na sociedade; relações entre História e Educação Matemática; Educação Matemática de Jovens e Adultos; Educação Matemática Crítica; Comunidades de Prática. Práticas Pedagógicas em Educação Matemática: estudos sobre livros didáticos; novas tecnologias; Modelagem Matemática. Formação de Professores que ensinam Matemática.

    Coordenadores

    Maria da Conceição F Reis Fonseca - mcfrfon@gmail.com

    Professores

    Nome Email Lattes
    Cristina de Castro Fradefrade.cristina@gmail.com
    Jussara de Loiola Araújojussara@mat.ufmg.br
    Maria Laura Magalhaes Gomeslaura@mat.ufmg.br
    Maria Manuela Martins Soares Davidmanuelamsdavid@gmail.com
    Samira Zaidansamira@fae.ufmg.br
    Vanessa Sena Tomazvanessastomaz@gmail.com

    Alunos Doutorado

    Nome Previsão de Defesa
    FERNANDA MAURíCIO SIM?ES AMARAL28/01/2018
    FLáVIO DE LIGóRIO SILVA28/01/2018
    KELLY MARIA DE CAMPOS FORNERO ABREU DE LIMA MELILLO28/01/2018
    PAULA RESENDE ADELINO28/01/2018
    RUANA PRISCILA DA SILVA BRITO28/01/2018
  • EDUCAÇÃO, CULTURA, MOVIMENTOS SOCIAIS E AÇÕES COLETIVAS

    Ementa

    A partir de perspectivas sociológicas e antropológicas e considerando os processos educativos escolares e não escolares, a linha desenvolve e acolhe projetos de pesquisa que queiram investigar:

    • Processos de socialização nas sociedades contemporâneas;
    • Desigualdade e diferença nos processos educacionais;
    • Sujeitos da Educação, suas experiências e suas práticas educativas;
    • Processos educativos nos movimentos sociais e ações coletivas;
    • Educação, as políticas culturais de identidades (coletivas e individuais) e os contextos multiculturais;
    • Educação e os processos de subjetividade e/ou de individuação;
    • Educação em áreas de conflito e/ou confrontos culturais.

    São temais atuais pesquisados na linha:

    • Educação e Diversidade Étnico-Racial;
    • Educação Indígena;
    • Educação de Jovens e Adultos;
    • Movimentos Sociais e Educação;
    • Educação e Violência;
    • Sujeitos e processos educativos nas especificidades da infância, juventude e vida adulta;
    • Educação e Direitos Humanos nas Políticas de Segurança Pública

    Coordenadores

    Carmem Lucia Eiterer - eiterercarmem@gmail.com

    Professores

    Nome Email Lattes
    Adla Betsaida Martins Teixeiraadlaufmg@gmail.com
    Ana Maria Rabelo Gomesanarabelogomes.bhz@gmail.com
    Anna Paula Vencatoapvencato@gmail.com
    Carmem Lucia Eiterereiterercarmem@gmail.com
    Geraldo Magela Pereira Leaogleao2001@gmail.com
    Juarez Tarcisio Dayrelljuareztd@uol.com.br
    Leoncio Jose Gomes Soaresleonciosoares@uol.com.br
    Lucia Helena Alvarez Leitelualvarezleite@gmail.com
    Luiz Alberto Oliveira Gonçalveslaog5@oi.com.br
    Nilma Lino Gomesnilmagomes@uol.com.br
    Rodrigo Ednilson De Jesusrodrigoednilson@gmail.com
    Rogerio Cunha Camposroge@netuno.lcc.ufmg.br
    Shirley Aparecida Mirandamirandashirley48@gmail.com

    Alunos Doutorado

    Nome Previsão de Defesa
    CLAUDIA MAGNANI28/01/2018
    CLáUDIO EMANUEL DOS SANTOS28/01/2018
    JULIO CEZAR MATOS PEREIRA28/01/2018
    MARCEL DE ALMEIDA FREITAS28/01/2018
    VITóRIA RéGIA IZAú28/01/2018
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    Ementa

    Educação como campo de pesquisa da História, em suas diferentes abordagens. Escrita da História da Educação como construção do conhecimento acerca das relações entre práticas interpretativas e práticas sociais. Pesquisa, problematização e análise de fontes documentais e dos campos conceituais presentes nas diversas categorias e nos diversos temas da História da Educação: gênero, etnia, geração, classe social, escola, currículo, disciplinas escolares, literatura, livros e leitura, ciência, intelectuais, instituições, práticas educativas não escolares.

    Coordenadores

    Andrea Moreno - andreamoreno@fae.ufmg.br

    Professores

    Nome Email Lattes
    Ana Maria de Oliveira Galvãoanamgalvao@uol.com.br
    Andrea Morenoandreamoreno@fae.ufmg.br
    Cynthia Greive Veigagreive@fae.ufmg.br
    Luciano Mendes de Faria Filholucianomff@uol.com.br
    Marcus Aurelio Tabordamarcustaborda@uol.com.br
    Meily Assbu Linhalesmeily_linhales@yahoo.com.br
    Monica Yumi Jinzenjimyjinzenji@gmail.com
    Tarcisio Mauro Vagotmvago@uai.com.br

    Alunos Mestrado

    Nome Previsão de Defesa
    ISABELLA BRANDÃO LARA30/08/2019
    JAIME MAGALHÃES SEPULCRO JÚNIOR30/08/2019
    SIMONE APARECIDA NEVES31/08/2018

    Alunos Doutorado

    Nome Previsão de Defesa
    ANA CAROLINA DE ALMEIDA BERGAMASCHI28/01/2018
    CLARICE LISANDRA DAVID 28/01/2018
    GIANE ARAÚJO PIMENTEL CARNEIRO26/02/2021
    GIOVANNA CAMILA DA SILVA28/01/2018
    JOSENI PEREIRA MEIRA REIS28/02/2019
    JOSENILSON GUILHERME DE ARAúJO28/01/2018
    KELLY CRISTINE RIBEIRO28/02/2020
    RAFAELA PAIVA COSTA28/01/2018
  • INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

    Ementa

    Estudos sobre a infância em uma perspectiva histórica e contemporânea, em contextos escolares e não escolares. Relações da infância com as mudanças sociais e culturais da família e da sociedade. As políticas públicas e suas dimensões socioculturais. Desenvolvimento psicológico e social da criança. Organização e gestão do trabalho pedagógico. Pedagogias da educação infantil: interações, brincadeiras, linguagens, processos de construção do conhecimento e da experiência em contextos interativos, avaliação. A relação escola-família na Educação Infantil; Formação, condição e identidade docente na Educação Infantil.

    Coordenadores

    Maria Cristina Soares De Gouvea - crisoares43@yahoo.com.br

    Professores

    Nome Email Lattes
    Ademilson de Sousa Soaresprofpaco@gmail.com
    Isabel de Oliveira e Silvaisabel.os@uol.com.br
    Iza Rodrigues da Luzizarodriguesluz@gmail.com
    Maria Inês Mafra Goulartmarinesmg@gmail.com
    Vanessa Ferraz Almeida Nevesvfaneves@gmail.com

    Alunos Doutorado

    Nome Previsão de Defesa
    SANDRO VINICIUS SALES DOS SANTOS28/01/2018
  • POLÍTICA, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA

    Ementa

    O trabalho como realidade constitutiva do gênero humano e das sociedades humanas; as condições sociais e históricas das dimensões produtivas, reprodutivas e destrutivas do trabalho; o trabalho como princípio educativo; os usos sociais do tempo de trabalho; os saberes, as qualificações e as competências como objeto de disputa política e de reconhecimento social; características e transformações educacionais da força de trabalho segundo o sexo, idade, origem, nível salarial, setores da economia e do mercado de trabalho. Políticas de gestão e formação do trabalhador. A constituição do ser trabalhador e suas implicações para a educação; condições históricas e sociais de reprodução da força de trabalho e sua variabilidade segundo as diferenças internas ao trabalhador coletivo. Os sentidos e as condições da mobilização subjetiva dos trabalhadores na atividade de trabalho. Os trabalhadores e os movimentos sociais e seus processos educativos; organização do trabalho escolar; trabalho docente e discente e suas condições de produção e reprodução; trabalho e organização curricular. O trabalho docente e as mediações tecnológicas da relação trabalho e educação.

    Coordenadores

    Fernando Selmar Rocha Fidalgo - fernandos@ufmg.br

    Professores

    Nome Email Lattes
    Antonia Vitoria Soares Aranhaantoniavitoria@uol.com.br
    Antonio Julio de Menezes Netoantoniomenezes02@gmail.com
    Daisy Moreira Cunhadaisycunhaufmg@gmail.com
    Eucidio Pimenta Arrudaeucidio@gmail.com
    Fernando Selmar Rocha Fidalgofernandos@ufmg.br
    Hormindo Pereira de Souza Juniorhormindo@fae.ufmg.br
    Rosemary Dore Heijmansrrosedore@yahoo.it

    Alunos Doutorado

    Nome Previsão de Defesa
    CAMILA ZUCON RAMOS DE SIQUEIRA28/01/2018
    CUSTóDIO JOVêNCIO BARBOSA FILHO28/01/2018
    GIOCONDA MACHADO CAMPOS28/01/2018
    JOSé EDUARDO BORGES MOREIRA28/01/2018
    LEANDRO LUCIANO DA SILVA28/01/2018
    VALMIR ALCâNTARA ALVES28/01/2018
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

    Ementa

    Análise dos fundamentos políticos, históricos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos das políticas públicas educacionais. Análise e avaliação de programas, projetos e propostas educacionais governamentais e não governamentais para os níveis e modalidades de ensino. Estudos comparados em política educacional. Gestão educacional: planejamento, financiamento, avaliação e monitoramento de sistemas de ensino e de práticas educativas escolares e não escolares. A organização do trabalho escolar.

    Coordenadores

    Savana Diniz Gomes Melo - sdgmufmg@gmail.com

    Professores

    Nome Email Lattes
    Adriana Maria Cancella Duartedriduarte58@gmail.com
    Dalila Andrade Oliveiradalilaufmg@yahoo.com.br
    Livia Maria Fraga Vieiraliviafraga59@gmail.com
    Maria Rosimary Soares dos Santosm.rosimary@gmail.com
    Maria Teresa Gonzaga Alvesmtga00@gmail.com
    Rosimar de Fatima Oliveirarosimarfoliveira@gmail.com
    Savana Diniz Gomes Melosdgmufmg@gmail.com

    Alunos Doutorado

    Nome Previsão de Defesa
    ADRIANE PEIXOTO CâMARA28/01/2018
  • PSICOLOGIA, PSICANALISE E EDUCAÇÃO

    Ementa

    A subjetividade nos vínculos educativos. A Psicanálise aplicada aos problemas da educação. Sucesso, fracasso e inclusão escolar e socioeducativa. Relações entre linguagem, cultura e cognição na sala de aula. Representações sociais nas práticas educativas escolares e não-escolares. História da Psicologia na interface com a Educação.

    Coordenadores

    Mônica Maria Farid Rahme - monicarahme@hotmail.com

    Professores

    Nome Email Lattes
    Adriana Araújo Pereira Borgesadriana.borges@terra.com.br
    Ana Lydia Bezerra Santiagoanalydia.ebp@gmail.com
    Marcelo Ricardo Pereiramarcelorip@hotmail.com
    Maria de Fátima Cardoso Gomesmafacg@gmail.com
    Maria Isabel Antunes Rochaisabelantunes@fae.ufmg.br
    Raquel Martins de Assisrmassis.ufmg@gmail.com
    Regina Helena de Freitas Camposregihfc@terra.com.br

    Alunos Doutorado

    Nome Previsão de Defesa
    AMANDA TOLOMELLI BRESCIA31/01/2018
    ANA MARIA MILAGRES BELO FRANCISCO31/01/2018
    BERNARDO MICHERIF CARNEIRO31/01/2018
    DENISE ALVES DE ARAUJO31/01/2018
    LUIZ PAULO RIBEIRO28/01/2018
    MARLENE MARIA MACHADO DA SILVA31/01/2018
  • SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ESCOLARIZAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS

    Ementa

    Relações entre desigualdades sociais e desigualdades escolares na Educação Básica e na Educação Superior. Análise sociológica de estratégias, processos e práticas de escolarização em diferentes meios sociais. Estudos sobre trajetórias escolares. Estudos sobre a relação família-escola. Estudo do efeito-estabelecimento e do efeito sala de aula.

    Coordenadores

    Claudio Marques Martins Nogueira - cmmn@uol.com.br

    Professores

    Nome Email Lattes
    Claudio Marques Martins Nogueiracmmn@uol.com.br
    Flávia Pereira Xavierflaviapx@ufmg.br
    Maria do Carmo de Lacerda Peixotomcarmo@reitoria.ufmg.br
    Maria Jose Bragamj.braga@terra.com.br
    Maria Teresa Gonzaga Alvesmtga00@gmail.com
    Tania de Freitas Resendetaniaresende@fae.ufmg.br

    Alunos Doutorado

    Nome Previsão de Defesa
    ADILSON PEREIRA DOS SANTOS28/01/2018
    BRÉSCIA FRANÇA NONATO 28/01/2018
    CIBELE NORONHA DE CARVALHO 28/01/2018
    FRANCINI SCHEID MARTINS 28/01/2018
    GUSTAVO MEIRELLES RIBEIRO28/01/2018
    LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA28/01/2018