Residência Pós-Doutoral (RPD)

Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social.

O(A) candidato(a) à Residência Pós-Doutoral deve apresentar e ter seu pedido aprovado pelo Colegiado do Programa.

Para  que o Colegiado tome a decisão a respeito do DEFERIMENTO ou INDEFERIMENTO do Estágio Pós-Doutoral, o(a) candidato(a) deverá encaminhar para o email colpgsec@fae.ufmg.br, os seguintes documentos:

• Projeto de pesquisa em que conste plano de trabalho.
  • Curriculum vitae (do candidato) gerado pela Plataforma Lattes do CNPq, ou, no caso de candidato estrangeiro, currículo impresso.
  • Carta de aceitação do professor supervisor, credenciado no Programa de Pós-graduação em Educação, onde conste a anuência da Câmara departamental;
  • Parecer  sobre o projeto de pesquisa do candidato emitido por um Docente da mesma linha de pesquisa daquele que supervisionará o estágio.

Uma vez deferido o pedido de estágio, o(a) candidato(a) deverá trazer à secretaria os documentos abaixo:

• Formulário de Requerimento de Registro em Residência Pós-Doutoral . O formulário é individual (um para cada futuro residente). O campo dados pessoais deve ser completamente preenchido  pelo futuro residente e assinado por este no local destinado a este fim.
  • Cópia do Documento de Identidade (caso o residente seja estrangeiro, deverá apresentar cópia da página de identificação do passaporte, página do visto e, se possuir, Cédula de Identificação de Estrangeiro emitida pela Polícia Federal);
  • Cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Diploma de doutorado ou documento equivalente que comprove a conclusão do curso de doutorado (documentos que informem a necessidade de apresentação de versão final corrigida de tese como condição para fazer jus ao título de Doutor não serão aceitas);
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Comprovante de endereço no Brasil.

–  Caso o projeto envolva pesquisa com seres humanos ou animais, engenharia genética ou organismos tecnicamente modificáveis o supervisor deverá, após apreciação do Colegiado, submeter o projeto à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) da UFMG.

– A residência terá duração mínima de 3 meses e pode estender-se por até 12 meses.  A critério do Colegiado, a Residência pós-doutoral pode ser renovada por períodos de até 12 meses. O residente deve apresentar relatório sobre as atividades realizadas, acompanhado de sua produção intelectual no período. A renovação da residência fica condicionada à aprovação do relatório pelo professor supervisor (por meio de parecer) e pelo Colegiado do Curso de Pós-Graduação.

-Toda atividade de pesquisa desenvolvida durante a Residência que resultar em criação que requeira proteção intelectual deverá ser registrada na Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica – CT&IT da Pró-reitoria de Pesquisa. Considera-se criação toda obra que possa ser objeto do direito de propriedade intelectual em seu sentido mais amplo, tais   como   invenção,   modelo   de   utilidade,   desenho   industrial,   marca,   programa   de computador, topografia de circuito  integrado, cultivar e seus aperfeiçoamentos.

– No  caso  do  plano  de  trabalho  do  residente  incluir  atividades  de extensão,  o respectivo projeto  deve  ter  sido aprovado  pela  Câmara  do  Departamento,
ou estrutura equivalente, e pela Congregação da Unidade.

– No caso do plano de trabalho incluir atividades didáticas, sob supervisão, em curso de graduação ou pós-graduação, os encargos didáticos serão definidos pela Câmara do departamento envolvido, ou estrutura equivalente, ouvido o colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Ao final do período de residência aprovado pelo Colegiado, o Residente deve apresentar, em até 60 dias após o término da residência, um relatório sobre as atividades realizadas, acompanhado de sua produção intelectual no período em que esteve vinculado,  com parecer desse relatório feito pelo seu orientador sobre sua participação como residente pós-doutoral.

Caso o relatório final não seja apresentado no prazo acima mencionado, o residente Pós-Doutoral será excluído do sistema acadêmico, não cabendo a emissão do certificado.

A UFMG e o Programa de Pós-Graduação poderão definir outros critérios para aceite em residência pós-doutoral, bem como os requisitos para aprovação.

Os documento necessários para a emissão do certificado são:

• Relatório, aprovado pelo Colegiado, sobre as atividades realizadas, acompanhado de sua produção intelectual no período;
  • Parecer de Relatório final de estágio em Residência Pós-Doutoral, feito pelo professor supervisor;
  • Cópia da carteira de identidade (frente e verso).
  • Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento;
  • Cópia da cédula de identidade ou registro nacional de estrangeiro (RNE), caso seja estrangeiro;

Resolução de Residência Pós-Doutoral (aprovada pelo CEPE em 23/05/2017)

Formulário de Requerimento de Registro Pós-Doutoral

Formulário de Relatório Final de Estagio em Residência Pós Doutoral