XXVI Seminário Nacional da Rede Universitas/Br

quinta-feira, 24 de maio de 2018, às 9:37

O Grupo de Pesquisa sobre Universidade – Universitátis UFMG | CNPq ​ ​convida a todos e todas para o O ​XXVI Seminário Nacional da Rede Universitas/Br​ (Rede vinculada ao GT 11 da Anped) ​​que será realizado ​nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2018, na Faculdade de Educação da UFMG, com o seguinte tema: “Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção”.​ ​

A finalidade do evento é analisar os novos modos de regulação e tendências em construção das políticas para a educação superior, considerando as mudanças econômicas, políticas e sociais em curso e as reformas institucionais advindas da situação de “acomodação” do país à conjuntura de crise internacional. ​Para tanto, o seminário se propõe a​ discutir pesquisas que​ analisa​m criticamente a conjuntura brasileira e seus impactos na educação superior, destacando os riscos em relação à conquista do direito à educação superior no país.

A conferência de abertura do Seminário intitulada “Crise econômica e política: perspectiva para a educação” será proferida pelo ​prof. Roberto Leher​, ​da ​Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ​).

O XXVI Seminário Nacional da Rede Universitas/Br​ ​caracteriza-se como uma rica oportunidade de agregar investigadores, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores em estágio pós-doutoral de todo o país​ (e de fora dele),​ em torno da temática da Educação Superior, em especial sobre a questão do direito à educação superior pública no contexto da crise brasileira.

A apresentação de resultados de pesquisas, tanto dos investigadores que compõem a Rede Universitas/Br, como dos participantes de diversos programas de pós-graduação envolvidos, torna-se um elemento fomentador do debate científico e do fortalecimento da Rede e dos Programas de Pós-Graduação, contribuindo sobremaneira para a divulgação e socialização da produção científica sobre a educação superior brasileira.

Convidamos a todos e todas a participação ​​no XXVI Seminário Nacional da Rede Universitas/Br. A programação completa do evento e outras informações podem ser obtidas no site http://18.219.80.151/seminario-xxvi/ e na página do evento no Facebook https://www.facebook.com/universitatisufmg/. Solicitamos ampla divulgação.