Estágio Docência

O estágio de docência poderá ser realizado por alunos regularmente matriculados que se responsabilizarão por atividades de ensino na graduação (no caso de alunos do mestrado, durante um semestre letivo e, no caso de alunos do doutorado, durante dois semestres letivos).

O estágio é obrigatório aos alunos com bolsa da CAPES e do CNPq, sendo facultativo para aqueles bolsistas que tiverem experiência de ensino superior comprovada. É facultativo também para os alunos não bolsistas. Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, de 14 de abril de 2010

O estágio de docência será desenvolvido em atividades de ensino cujo conteúdo programático tenha afinidade com a área de pesquisa do pós graduando.  Além de aulas, as atividades de estagio poderão incluir a preparação de material didático, correção de exercícios, orientação de monografias e coordenação de grupos de estudos.

As atividades de estágio serão supervisionadas por um professor do programa, preferencialmente o professor-orientador do trabalho de dissertação/tese do estagiário.

O plano das atividades do estágio de docência, elaborado pelo aluno e por seu orientador, deverá ser aprovado pelo Colegiado de Pós-graduação e pela Câmara do departamento ao qual a atividade de ensino e/ou o professor orientador estiver vinculado.

O relatório final do estagio, aprovado pelo professor supervisor, deverá ser submetido ao Colegiado da Pós-graduação para análise e aprovação.

Após do relatório final do estágio pelo Colegiado do Programa, a secretaria emitirá para o aluno um certificado de participação nas atividades de estágio docente e lançará a mesma informação no currículo/histórico do interessado.

Formulário de Estágio Docência

Formulário de Relatório Final de Estágio Docência