Estágio Docência

Considerando o disposto no Regulamento do Programa de Fomento à Pós-graduação –PROEX da CAPES, Portaria n.227, de 27 de novembro de 2017, (que institui o estágio de docência para os alunos bolsistas desse órgão de fomento) e Normas Gerais de Pós-graduação da UFMG/n.02/2017, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social estabelece a seguinte resolução para o estágio de docência de seus alunos:

Art. 1º – O estágio de docência poderá ser realizado por alunos regularmente matriculados que se responsabilizarão sob a supervisão de um professor por atividades de ensino na graduação.

Art. 2º – O estágio é obrigatório aos alunos de doutorado com bolsa da CAPES, CNPq e FAPEMIG, sendo facultativo para aqueles bolsistas que tiverem experiência de ensino superior e de ensino médio comprovada, para os alunos não bolsistas e alunos de Mestrado.

Art. 3º – O estágio de docência será desenvolvido em atividades de ensino cujo conteúdo programático tenha afinidade com a área de pesquisa do pós-graduando. O doutorando poderá assumir até 50% da carga horária de uma turma e o mestrando até 25% da carga horária de uma turma. As atividades de estágio poderão incluir a preparação de material didático, correção de exercícios, orientação de monografias e coordenação de grupos de estudos, entre outros.

Art. 4º – As atividades de estágio serão supervisionadas por um professor do Programa, preferencialmente o professor-orientador do trabalho de dissertação/tese do estagiário.

Art. 5º – O plano das atividades do estágio de docência, elaborado pelo aluno e por seu orientador, deverá ser aprovado pelo Colegiado de Pós-graduação e pela Câmara do departamento ao qual a atividade de ensino e/ou o professor orientador estiver vinculado.

Art. 6º – O relatório final do estágio, aprovado pelo professor supervisor, deverá ser submetido ao Colegiado da Pós-graduação para análise e aprovação.

Art. 7º – Após aprovação do relatório final do estágio pelo Colegiado do Programa, a secretaria emitirá para o aluno um certificado de participação nas atividades de estágio docente.

Formulário de Estágio Docência

Formulário de Relatório Final de Estágio Docência

Formulário de Solicitação de Dispensa de Estágio Docência