Convênios e cooperações

O PPGE/FaE/UFMG, além dos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado Regular, desenvolve o Doutorado Latino-Americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente (DLA), que é fruto de Acordo de Cooperação Internacional entre UNESCO, RED KIPUS e 11 Universidades Latino-Americanas, sendo que o PPGE/FaE/UFMG foi  pioneiro na implantação desse doutorado, iniciando suas atividades em 2010.

Além disso, foi firmado um Convênio de Cooperação Internacional entre a Universidade 11 de Novembro (Cabinda, Angola) e a Universidade Federal de Minas Gerais, para promover o intercâmbio discente de caráter amplo em nível de pós-graduação e intercâmbio de docentes e pesquisadores. Em termos mais específicos, o projeto objetiva, prioritariamente, a qualificação do corpo docente efetivo da Universidade 11 de Novembro, favorecendo a ampliação da titulação e o desenvolvimento da pesquisa, visando à criação, no futuro, de um Mestrado em Educação no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). No quadriênio, foram formados 21 mestres e 08 doutores por meio desse convênio.

Outras ações de pesquisas conjuntas entre pesquisadores do PPGE/FaE/UFMG e do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Universidade 11 de Novembro (UON), como o Programa de Pró-Mobilidade Internacional entre Universidades de Língua Portuguesa (CAPES/AULP) continuam a ser desenvolvidas, até 2017, fortalecendo o vínculo entre as duas universidades e a integração entre a graduação e a pós-graduação. Acrescente-se a esta ação formadora relativa ao mesmo Programa de Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP, o trabalho entre a Universidade de Cabo Verde e a Universidade Federal de Minas Gerais.