Infraestrutura

Todos os estudantes regularmente matriculados na UFMG têm o acesso a qualquer biblioteca da universidade (uma delas com funcionamento 24 horas) e à um conjunto de restaurantes, e à um amplo complexo esportivo (http://www.ufmg.br/ceu/index.php ), assim como ao plano de saúde da universidade (http://www.casu.com.br/index.asp?resolucao=1024 ).

Moradia universitária.

Moradia Universitária

Embora sejam bastante concorridas, os alunos da UFMG podem pleitear vagas nas unidades de moradia estudantil nas vizinhas da universidade.

Para maiores informações no sitehttp://www.fump.ufmg.br/site/modules/wfchannel3/index.php

Salas de informática  Além das salas de informática da Faculdade, aberta a toda comunidade da Fae, há o laboratório de informática da Pós (com 8 computadores, 1 scanner e impressora laser) reservado ao uso dos alunos da pos graduação.

Rede sem fio   Disponível em toda a área da Faculdade de Educação. O interessado devera levar seu notebook ao setor de informática (Sala 535) para cadastro.

Biblioteca da FAE Na UFMG cada Unidade Acadêmica tem a sua própria biblioteca o que permite maior especialização do acervo e serviços e produtos considerando as particularidades da demanda local.

A Biblioteca da Faculdade de Educação (http://www.fae.ufmg.br/biblio/ ), com um quadro técnico composto por sete bibliotecários, ocupa uma área de 1.750 m2, possui um acervo de aproximadamente 60 mil volumes, entre livros e teses, e abre ao público quinze horas por dia, nos dias úteis, e aos sábados letivos. Entre os espaços oferecidos aos usuários destaca-se a Sala de Pesquis@ que busca integrar as informações disponibilizadas em papel com as disponíveis em formato digital. Este ambiente conta com vinte computadores para consulta ao Portal Capes, pesquisas em bases de dados locais e na internet e para treinamento de usuários e aulas na Biblioteca. Em 2008 foi inaugurado o Centro de Pesquisa, Documentação e Memória da FAE-UFMG, vinculado tecnicamente à Biblioteca. O CEPDOC, importante espaço para a pesquisa, abriga um conjunto de acervos documentais de grande relevância para o estudo e a pesquisa sobre a história e perspectivas atuais da educação brasileira, incluindo os acervos das professoras Lúcia Casasanta, Alaíde Lisboa de Oliveira e Helena Antipoff, coleções de manuais escolares e de literatura infantil em língua portuguesa, entre outros. Atualmente há uma mobilização geral de toda a faculdade buscando viabilizar a construção de instalações adequadas para o CEPDOC, reunindo esforços da Pós-Graduação, dos Grupos de Pesquisa e da Direção da Faculdade. Todos os alunos da pós-graduação da UFMG têm um amplo acesso o acesso ao portal periódicos a partir da rede interna e, mediante cadastro, também a partir de casa.

Sala de teleconferências e de defesa de teses  Pequeno auditório com capacidade para 46 pessoas, com ar condicionado, sonorização e equipamento de teleconferência para a participação virtual de membros externos em bancas de mestrado e doutorado.