Política, Trabalho e Formação Humana


O trabalho como realidade constitutiva do gênero humano e das sociedades humanas; as condições sociais e históricas das dimensões produtivas, reprodutivas e destrutivas do trabalho; o trabalho como princípio educativo; os usos sociais do tempo de trabalho; os saberes, as qualificações e as competências como objeto de disputa política e de reconhecimento social; características e transformações educacionais da força de trabalho segundo o sexo, idade, origem, nível salarial, setores da economia e do mercado de trabalho. Políticas de gestão e formação do trabalhador. A constituição do ser trabalhador e suas implicações para a educação; condições históricas e sociais de reprodução da força de trabalho e sua variabilidade segundo as diferenças internas ao trabalhador coletivo. Os sentidos e as condições da mobilização subjetiva dos trabalhadores na atividade de trabalho.

Os trabalhadores e os movimentos sociais e seus processos educativos; organização do trabalho escolar; trabalho docente e discente e suas condições de produção e reprodução; trabalho e organização curricular. O trabalho docente e as mediações tecnológicas da relação trabalho e educação.