Educação Matemática

A linha de pesquisa em pauta tem por objeto a investigação dos espaços educativos onde se dá a produção e socialização de conhecimentos matemáticos e de saberes e práticas pedagógicas relacionadas com a matemática. Nas pesquisas empreendidas, envolvem-se, portanto, as múltiplas relações entre ensino, aprendizagem e conhecimento matemático, em contextos socioculturais específicos. Na perspectiva de contribuir para a produção científica nesse campo de amplo espectro, seus membros realizam pesquisas e orientações relativas às seguintes temáticas:

Pensamento e Linguagem em práticas de ensino e aprendizagem da Matemática: negociação de significados; afetividade; pensamento matemático avançado.

Perspectivas socioculturais do ensino e da aprendizagem matemática: Letramento e Numeramento; papel da Matemática e da Educação Matemática na sociedade; relações entre História e Educação Matemática; Educação Matemática de Jovens e Adultos; Educação Matemática Crítica; Comunidades de Prática.

Práticas Pedagógicas em Educação Matemática: estudos sobre livros didáticos; novas tecnologias; Modelagem Matemática. Formação de Professores que ensinam Matemática.