Programa

 

Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Coordenadora –Dra. Maria de Fátima Cardoso Gomes

Vice-coordenadora –Dra. Isabel de Oliveira e Silva

INFORMAÇÕES GERAIS

O Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG) é reconhecido pela CAPES como um programa de excelência (PROEX, nota 7). Atualmente oferece os cursos: Mestrado Acadêmico, com duração de até 30 meses, Doutorado e Doutorado Latino-americano, com duração de até 48 meses. Esses cursos são ofertados na modalidade presencial, formando pesquisadores em educação, professores para o ensino superior e outros profissionais para diferentes organizações sociais e educacionais. Suas ações de ensino e pesquisa são orientadas pelo compromisso com o direito à educação e com a produção de conhecimentos sobre o fenômeno educativo que favoreçam a redução das desigualdades.OPPGE/FaE/UFMG mantémacordos com instituições e pesquisadores  de diferentes países da América Latina, da África, da Europa e da América do Norte.Destaca-se o Doutorado Latino Americano: Políticas Públicas e Profissão Docente (DLA), fruto de Acordo de Cooperação Internacional entre UNESCO, RED KIPUS e 11 Universidades Latino-Americanas. Outras açõesde cooperação internacional: oDoutorado Interinstitucional (DINTER) que foi desenvolvido com a Universidade 11 de Novembro de Cabinda/Angola; o Programa Pró-mobilidade Internacional entre Universidades de países de Língua Portuguesa (CAPES/AULP); e o desenvolvimento de projetos com as universidades de Lisboa, do Minho, de Coimbra, de Leeds, de Genebra, Ca’Foscari, de Provence, de Paris III e de Aix Marseille, da Carolina do Norte,de Winston-Salem e de Akron, entre outras.

O PPGE/FaE/UFMG conta com cerca de 90 professores que se organizam em 12 Linhas de Pesquisa:

Currículos, Culturas e Diferença

Docência: Processos constitutivos, sujeitos socioculturais, experiências e práticas; Educação e Ciências

Educação e Linguagem

Educação Matemática

Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas

História da Educação

Infância e Educação Infantil

Política, Trabalho e Formação Humana

Políticas Públicas de Educação

Psicologia, Psicanálise e Educação

Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais

 

ESCOPO

O Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG)organiza-se   em torno de dois eixos temáticos:

– Inclusão /exclusão nos processos educativos

– Educação e conhecimento

Esses eixos possuem um caráter transversal, perpassam os diversos projetos de pesquisa de professores e estudantes e configuram as possibilidades de inserção de docentes e discentes no programa.

OBJETIVO

O Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG)tem por objetivo formar mestres e doutores por meio das ações de ensino e do desenvolvimento de pesquisas pertinentes ao campo educacional, de forma a contribuir para o avanço das teorias e metodologias que ensejem produção de conhecimento comprometido com a superação das desigualdades sociais e educacionais brasileiras e de outros países.

 

O currículo do PPGE/FaE/UFMG inclui disciplinas obrigatórias, opcionais e optativas.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E EMENTAS

TENDÊNCIAS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL: Perspectivas teóricas que fundamentam as práticas educacionais contemporâneas em suas implicações nos diferentes níveis da prática pedagógica e com ênfase nas dimensões histórica, sociológica, política e psicológica.

SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO: atividades coletivas com palestras e discussões sobre as pesquisas nacionais e internacionais em educação.

SEMINÁRIOS DE PESQUISA: Discussão de projetos de pesquisas de orientandos da Linha. Abordagens teóricas e metodológicas. Organização e funcionamento da Linha.

METODOLOGIA DE PESQUISA:Introdução à pesquisa em Ciências Humanas e em Educação: conceituação e história. Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional. Procedimentos de coleta e análise de dados. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa.

ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: Publicações acadêmicas dos estudantes.

REFERENCIAIS DE PESQUISA:DIMENSÕES DO INDIVÍDUO CONTEMPORÂNEO:História do indivíduo na produção do conhecimento. As diferentes dimensões do indivíduo e sua abordagem nas pesquisas contemporâneas no campo das ciências sociais e nas ciências da educação.

PROFISSÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA: História da profissão docente nos séculos XX e XXI. Formação docente (inicial e em serviço) e constituição dos saberes docentes. Profissão docente: feminização, profissionalização, jornada e condições de trabalho, carreira e salário. Reformas educativas e trabalho docente no contexto latino-americano: autonomia e controle nas demandas curriculares e na gestão.  Profissão docente na atualidade: novos processos de constituição dos sujeitos e a questão da diversidade cultural e da cultura da avaliação.

CENÁRIOS E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA:Poder Político, Sociedade e Educação. Reflexões sobre o conceito de poder político e de sua relação com a sociedade na América Latina. Discute projeto social, processos de modernização e reformas educacionais na América Latina, a crise da educação e os novos cenários sociais.

REFERENCIAIS DE PESQUISA: BASES EPISTEMOLÓGICAS DA INVESTIGAÇÃO EDUCATIVA:Epistemologia e as Ciências sociais. Debate entre as ciências da natureza e a filosofia. Campo da Hermenêutica. Debate sobre o decolonialismo epistêmico na América Latina.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

Periodicidade: anual

Normas: Consultar edital específico

Inscrições: exclusivamente pela Internet: www.posgrad.fae.ufmg.br ouwww.ufmg.br/prpg/editais.

Vagas: Ofertadas pelas Linhas de Pesquisa, variável conforme o número de professores com disponibilidade para orientação no Mestrado Acadêmico, no Doutorado e no Doutorado Latino-americano.