FAE914 - Didática do Ensino Superior

Semestre / Ano

2º / 2017

Data de Início

11/08/2017

Tipo

Optativa - PDE

Turma

B

Sala

3106

Nº Total de Vagas

25

Docentes Responsáveis

Carmem Lucia Eiterer - eiterercarmem@gmail.com

Carga Horária

60 horas

Horário

Sexta - Tarde

Vagas para eletivas

Sim

Vagas para isoladas

Não

Ementa

Processo de Ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. Docência no Ensino Superior. Procedimentos de ensino. Relação professor-aluno-conhecimento: perspectivas epistemológicas. Planejamento de ensino e avaliação. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Metodologia e didática: construção de proposta alternativa de ensino.

Programa

I.    OBJETIVOS

1.    Refletir sobre as diferentes concepções do processo ensino-aprendizagem no ensino superior; 


2.    Discutir os pressupostos epistemológicos e metodológicos que fundamentam as diferentes propostas;


3.    Problematizar o ensino e a relação pedagógica no ensino superior;

4. Situar as praticas de avaliação e planejamento e analisar os elementos do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a elaboração de uma proposta de ensino.

    II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.    Contextualizando a disciplina de Pratica e Didatica de  Ensino Superior no Brasil 
2.    Educação Superior no Brasil: Políticas de formacao e avaliação docente.
3.    Didática e o processo de ensino aprendizagem: concepções e pressupostos
4.     Relação conhecimento, métodos e recursos tecnológicos .
5.    Relação professor- aluno e conhecimento -  - perspectivas epistemológicas.
6.    Planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem
7.    Tecnologias da Comunicação e da Informação

   

III. AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá durante todo o desenrolar do curso mediante a elaboração de trabalhos individuais e em grupos.

Serão consideradas no processo de avaliação todas as formas de participação do aluno no curso.


Bibliografia


ANDRÉ, M. E. D. A , Maria Rita Neto S. Oliveira (orgs.). Alternativas no ensino de didática. 4 ed. Campinas, S. P: Papirus, 2002.

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

CANDAU, Vera Maria.  Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2001.

CUNHA, Maria Izabel de. O professor e sua prática. Campinas, Papirus,1989. 20ª Ed.
DALBEN, Ângela. L.F.F. Avaliação e Conselhos de classes. Campinas, Papirus, 1996.

DALBEN, A. I. L. F. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como Ciência da educação.Campinas. Papirus, 2003.

LEITE, Siomara Borba. Considerações em torno do significado do conhecimento. In: MOREIRA, A F. B. (Org.) Conhecimento Educacional e Formação do Professor. São Paulo: Papirus, 11-26.

LIBANEO, J.C. Democratização da escola pública; a pedagogia crítica social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1985.

MARIN, Alda Junqueira, SILVA, Aída Monteiro, SOUZA, Maria Inês Marcondes (Orgs.) Situações Didáticas. Araraquara. JM Editora, 2003.

MARTINS, Pura Lúcia. Didática teórica - didática prática; para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. 13ª reimpressão,  São Paulo: EPU, 2003.

MOREIRA, Antonio F. B. Currículo: questões atuais. 11a. Campinas: Papirus, 2005.

SAVIANI, Demerval. Educação e Democracia. São Paulo: Cortez, 1983.
TEIXEIRA, Adla Betsaida  M. (org.). Temas atuais em Didática. B.H: Editora UFMG, 2010.
VEIGA, Ilma Passos. Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas, Papirus, 2000.

¬VEIGA, Ilma Passos. (Org.).Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006

VEIGA, Ilma Passos. A aventura de formar professores.Campinas, Papirus, 2009.

ZABALA, Antoni.  A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.