FAE934 - Seminário de Pesquisa IV: Currículos, Culturas e Diferença

Semestre / Ano

2º / 2017

Data de Início

09/08/2017

Tipo

Obrigatória

Turma

A

Sala

01

Nº Total de Vagas

15

Docentes Responsáveis

Maria Carolina da Silva Caldeira - mariacarolinasilva@hotmail.com

Carga Horária

30 horas

Horário

Quarta - Tarde

Vagas para eletivas

Não

Vagas para isoladas

Não

Ementa

Discussão dos projetos de pesquisa da linha. Diferentes abordagens para os estudos em currículos, culturas e diferença. Perspectivas metodológicas para pesquisas em currículo.

Programa

- Projetos de pesquisa: estrutura e organização

- Conceitos fundamentais na discussão de currículo em diferentes perspectivas

- Diferentes perspectivas metodológicas: etnografia, netnografia, análise de discurso, entrevistas, questionários, análise documental.


Bibliografia

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

CORAZZA, S. M.. Manual infame... mas útil, para escrever uma boa proposta de tese ou dissertação. In: Lucídio Bianchetti; Ana Maria Netto Machado. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escritas de teses e dissertações. 2ed.Florianopolis; São Paulo: Cortez, 2011, v. 1, p. 355-370.

CORAZZA, S. M.; AQUINO, J.G. (Org.) . Dicionário das ideias feitas em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. v. 1. 120p .

CORAZZA, Sandra. O que faz gaguejar a linguagem da escola. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda. CANDAU, Vera. Linguagens, espaço e tempos no ensinar e aprender. ENDIPE. Rio de Janeiro, DP&A, 2000.

COSTA, Marisa. Uma agenda para jovens pesquisadores. In: COSTA, Marisa. (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em Educação. Rio de Janeiro (RJ): DP&A, 2002.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

PARAÍSO, Marlucy; MEYER, Dagmar. (Org.). Metodologias pós-críticas de pesquisas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições