FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Leitura literária: articulações entre pesquisa e ensino

Semestre / Ano

2º / 2017

Data de Início

16/08/2017

Tipo

Optativa - PDE

Turma

B

Sala

Sala 533 do CEALE/FaE/UFMG

Nº Total de Vagas

10

Docentes Responsáveis

Maria Zelia Versiani Machado - zelia.versiani@gmail.com

Carga Horária

15 horas

Horário

Quarta - Tarde

Vagas para eletivas

Não

Vagas para isoladas

Sim

Ementa

Ler e discutir textos que apoiem, tanto do ponto de vista teórico-conceitual como do metodológico, pesquisas sobre a leitura literária. Refletir sobre diferentes modos de apropriação da literatura por meio da leitura, tendo como base a experiência estética e a construção de repertórios dos leitores. Aprofundar questões teóricas e metodológicas relativas aos projetos individuais que têm como foco a leitura literária.

Programa

1. A leitura literária sob diferentes perspectivas teóricas. 

2. A experiência literária e a constituição de acervos pessoais de leituras - entre cânones e sua ampliação.

3. Tempos e espaços de leitura literária na escola e na sociedade. 

Bibliografia

A literatura em perigo, de TODOROV, Tzvetan.

Não contem com o fim do livro, Umberto Eco e Jean-Claude Carrière.

Cultura letrada: literatura e leitura, de Márcia Abreu.

Mutações da Literatura no Século XXI, Leyla Perrone-Moisés