FAE914 - Didática do Ensino Superior

Semestre / Ano

2º / 2017

Data de Início

22/08/2017

Tipo

Optativa - PDE

Turma

A

Sala

4108

Nº Total de Vagas

40

Docentes Responsáveis

Suzana dos Santos Gomes - suzanasgomes@fae.ufmg.br

Carga Horária

60 horas

Horário

Terça - Tarde

Vagas para eletivas

Sim

Vagas para isoladas

Sim

Ementa

Processo de Ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. Procedimentos de ensino. Relação professor-aluno-conhecimento. Planejamento de ensino e avaliação. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Metodologia e didática: construção de proposta alternativa de ensino.

Programa

    II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Didática e formação de professores

2. Sala de aula: espaço de mediação sócio-cultural, produção e apropriação do conhecimento

3. Didática e o processo de ensino aprendizagem: concepções e pressupostos

4. Finalidades da educação e objetivos de ensino

5. Organização do processo de ensino aprendizagem

6. Relação conhecimento, métodos e recursos tecnológicos

7. Relação professor- aluno e conhecimento

8. Planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem

9. Tecnologias da Comunicação e da Informação

    III. PROPOSTA METODOLÓGICA

1. Os temas serão trabalhados em momentos intercomplementares, conforme as discussões que emergem dos debates em cada turma.

2. Esses momentos se caracterizam entre outras possibilidades pelo seguintes passos:

• Caracterização e problematização da prática pedagógica dos participantes

• Explicação da prática mediatizada por um referencial teórico

• Compreensão da prática no nível da totalidade, explicitando seus fundamentos

• Elaboração de propostas para intervenção na prática.

Envolvem elaborações pessoais por parte dos estudantes:

 a) síntese inicial ou final do conhecimento produzido a cada tema discutido;

 b) leitura e estudo individual dos textos, visando a contextualização e a adoção de um posicionamento crítico;

 c) discussão em pequenos grupos para estudo, esclarecimento de dúvidas e identificação de questões centrais sobre as práticas pedagógicas;

 d) discussão geral, envolvendo toda a turma, para coletivizar e sistematizar as reflexões;

 e) organização do conteúdo e das formas utilizadas no estudo de cada tema.

IV. AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá durante todo o desenrolar do curso mediante a elaboração de trabalhos individuais e em grupos.

Serão consideradas no processo de avaliação todas as formas de participação do aluno no curso. Pontualidade e presença, inclusive.

A distribuição dos 100 pontos deverá levar em consideração a necessidade de um mínimo de três notas, considerando a avaliação feita pelo professor, a coletiva e autoavaliação .

1. critérios:

 a) presença e participação em todas as etapas do processo

 b) compromisso com o trabalho e com o grupo

 c) interesse e aproveitamento pessoal na busca da relação teoria e prática

 d) capacidade de caracterização e problematização da prática pedagógica, discussão teórica das questões.

Bibliografia

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MARTINS, Pura Lúcia. Didática teórica - didática prática; para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. 13ª reimpressão, São Paulo: EPU, 2003.

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SAVIANI, Demerval. Educação e Democracia. São Paulo: Cortez, 1983.

TEIXEIRA, Adla Betsaida M. (org.). Temas atuais em Didática. B.H: Editora UFMG, 2010.

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