FAE932 - Seminário de Pesquisa II: Docência: processos constitutivos, sujeitos socioculturais, experiências e práticas

Semestre / Ano

2º / 2017

Data de Início

09/08/2017

Tipo

Obrigatória

Turma

B

Sala

4104

Nº Total de Vagas

10

Docentes Responsáveis

Suzana dos Santos Gomes - suzanasgomes@fae.ufmg.br

Carga Horária

30 horas

Horário

Quarta - Tarde

Vagas para eletivas

Não

Vagas para isoladas

Não

Ementa

Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos alunos ingressantes no programa a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito da linha de pesquisa Docência: Processos Constitutivos, Condicionamentos Estruturais, Sujeitos Socioculturais, Experiências e Práticas. A dinâmica utilizada pretende propiciar um diálogo construtivo sobre o problema de investigação, objeto de pesquisa, referenciais, especialmente sobre as metodologias.

Programa

Os alunos do Mestrado se organizarão em grupos para estudar aspectos diferenciados dos métodos e formas de obtenção de dados para a investigação científica e apresentarão estes resultados aos demais colegas de acordo com o cronograma da disciplina aprovado no primeiro encontro.

O grupo deverá entregar uma cópia da síntese a professora e repassar, via e-mail, uma cópia dessa síntese aos colegas. No dia do seminário o grupo deverá apresentar para a turma um roteiro da apresentação do trabalho.

A avaliação da disciplina consistirá: na síntese efetuada (40 pontos); na apresentação do trabalho (40 pontos) e 20 pontos de presença/participação na disciplina.

Bibliografia

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Série Pesquisa. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1990.

BIANCHETTI, L. MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. Ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006.

COSTA, Sérgio Francisco. Estatística aplicada a pesquisa em educação. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.

GATTI, Bernadete A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2007.

GATTI, Bernadete A. Grupo Focal. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.

MAY, Tim. Pesquisa Social: questões métodos e processos. Porto Alegre: Editora Artmed. 2001.

MEKSENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.

SZYMANSKI, Heloisa; ALMEIDA, Laurinda R., BRADINI, Regina Célia A. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.

YIN, R. K. Estudo de caso. Porto Alegre: Bookman-Artmed, 2001.

VIANA, Heraldo M. Pesquisa em educação: a observação. Editora Plano, 2007.