FAE936 - Tópicos Especiais em Educação II: Estratificação e desigualdades educacionais

Semestre / Ano

2º / 2017

Data de Início

10/08/2017

Tipo

Tópicos

Turma

B

Sala

3106

Nº Total de Vagas

25

Docentes Responsáveis

FLÁVIA PEREIRA XAVIER - flavia.xavier.ufmg@gmail.com

Carga Horária

60 horas

Horário

Quinta - Tarde

Vagas para eletivas

Sim

Vagas para isoladas

Não

Ementa

Introdução à literatura em estratificação social, mobilidade e desigualdades. Teorias da estratificação educacional: capital humano, credencialismo, reprodução social, Desigualdade Maximamente Mantida (MMI) e Desigualdade Efetivamente Mantida (EMI. Educação e desigualdades de classe, raça e gênero: medidas e tendências. Cultura escolar e capital social. Estratificação escolar: tracking e formação de turmas. Alcance educacional e transmissão intergeracional. Educação e mercado de trabalho.

Programa

1.    Introdução à literatura em estratificação social, mobilidade e desigualdades.
2.    Teorias da estratificação educacional: capital humano, credencialismo e reprodução social.
3.    Teorias da estratificação educacional: Desigualdade Maximamente Mantida (MMI) e Desigualdade Efetivamente Mantida (EMI).
4.    Cultura escolar e capital social.
5.    Estratificação escolar: tracking e formação de turmas.
6.    Alcance educacional e transmissão intergeracional.
7.    Educação e mercado de trabalho.
8.    Educação e desigualdades de classe: medidas e tendências.
9.    Educação e desigualdades de raça: medidas e tendências.
10.  Educação e desigualdades de gênero: medidas e tendências.

Bibliografia

BOURDIEU, P. Condição de classe e posição de classe. In: AGUIAR, N. (Org.). Hierarquias em classes. Zahar Ed., 1974.
SCHULTZ,  Theodore W. Investment in Human Capital. The American Economic Review, Vol. 51, No. 1 (Mar., 1961), pp. 1-17.
PORTES, Alejandro. Capital social: origens e aplicações na sociologia contemporânea. Sociologia, Problemas e Práticas, Oeiras, n. 33, p. 133-158, set. 2000. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292000000200007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 maio 2016.
FORQUIN, Jean-Claude (Org.).  Sociologia das desigualdades de acesso à educação: principais orientações, principais resultados desde 1965. In: ______. Sociologia da Educação: dez anos de pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, Cap.1, p. 20-78.
LAREAU, Annette. A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 46, p. 13-82, dez. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 maio 2016.
DAVIS, K.; MOORE, W.E. Alguns princípios de estratificação. In: BERTELLI, A. R.; PALMEIRA, M.G.S.; VELHO, O.G.C.A. (Orgs.). Estrutura de classes e estratificação social. Zahar Ed., 1969.