FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E DEFICIÊNCIA

Semestre / Ano

2º / 2018

Data de Início

20/08/2018

Tipo

Mini Curso

Turma

C

Sala

3102

Nº Total de Vagas

40

Docentes Responsáveis

Mônica Maria Farid Rahme - monicarahme@hotmail.com

Carga Horária

15 horas

Horário

Terça - Manhã

Quinta - Manhã

Terça - Tarde

Quinta - Tarde

Segunda - Noite

Vagas para eletivas

Sim

Vagas para isoladas

Sim

Ementa

Este mini-curso propõe discutir educação, inclusão e deficiência, a partir de problematizações que refletem percursos teórico-metodológicos distintos. A busca pela dimensão ética e pela singularidade dos sujeitos que se encontram nomeados como "público-alvo da educação especial" orienta a elaboração da proposta e visa promover uma ampliação de interlocuções sobre o tema.

Programa

Diálogos sobre educação, inclusão e deficiência:

- Ética e inclusão.

- Prática a vários.

- Interfaces do Atendimento Educacional Especializado.


Programação:

Segunda-feira (20-08): 19h às 22h: O que pode uma educação dita inclusiva?

Terça-feira (21-08): 9h às 12h: Ética e Inclusão; 14h às 17h: Ateliê como clinica possível (prática a vários)

Quinta-feira (23-08): 9h às 12h; 14h às 17h: Interfaces do AEE

Bibliografia

NABUCO, Maria Eugênia. Práticas institucionais e inclusão escolar. Cadernos de Pesquisa – Fundação Carlos Chagas/ Autores Associados, v. 40, n. 139, p.63-74, jan./abr. 2010.

NEVES, Libéria. Contribuições da arte ao Atendimento Educacional Especializado e inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.23, n.4,  p.489-504, out./Dez., 2017.

PLAISANCE, Eric.Ética e inclusão. Cadernos de Pesquisa- Fundação Carlos Chagas/Autores Associados, v.40, n.139, p.13-43, jan./abr. 2010.

RAHME, Mônica Maria F. Laço social e educação: um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar. Belo Horizonte/MG: Fino Traço Editora, 2014.