FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III: Metodologias de Pesquisa com crianças em contextos escolares e não escolares

Semestre / Ano

2º / 2018

Data de Início

22/08/2018

Tipo

Optativa - PDE

Turma

D

Sala

500

Nº Total de Vagas

10

Docentes Responsáveis

Fernanda Müller - fernanda.muller@gmail.com

Maria Inês Mafra Goulart - marinesmg@gmail.com

Carga Horária

60 horas

Horário

Quarta - Manhã

Vagas para eletivas

Sim

Vagas para isoladas

Não

Ementa

Análise das estratégias de pesquisa em contextos não escolares na relação com sujeitos e espaços de inserção da criança . Avaliação das condições e estratégias de participação da criança na pesquisa. Ética na pesquisa com crianças

Programa

1. Panorama das pesquisas com crianças

2. Métodos quantitativos e qualitativos: 

a. Metodologias e procedimentos específicos na investigação da primeira infância

b. Pesquisa com crianças em espaços não escolares

3. Construção e análise de dados

4. Ética na pesquisa com crianças

Metodologia:

 Apresentação temática . Discussão dos textos . Apresentação textos complemetares 

Avaliação:

 A avaliação ocorrerá durante todo o processo vivenciado no curso por meio de participação em debates, apresentação de seminários, trabalhos escritos. A distribuição de pontos será discutida com o grupo e organizada no início do curso.


Bibliografia

SCOTTI, Jacqueline Crianças enquanto inquiridas. O desafio dos métodos quantitativos in: CHRISTENSEN, Pia; JAMES, Allison. Investigação comcrianças. Perspectivas e Práticas. Porto: Escola Superior Paulo Frassinetti, 2005. (P.97 a 122)

ROSEMBERG, Fúlvia. Estimativa de crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de São Paulo. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 91, p. 30-45, 1994

RASMUSSEN, Kim. Places for children- childrensplace. In Childhood vo. 11 n. 2 may 2004 p. 155-173. Children in theneighbourdhood. In p. 82-100