FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III: Metodologias de Pesquisa com crianças em contextos escolares e não escolares

Semestre / Ano

2º / 2018

Data de Início

22/08/2018

Tipo

Optativa - PDE

Turma

E

Sala

500

Nº Total de Vagas

10

Docentes Responsáveis

Vanessa Ferraz Almeida Neves - vfaneves@gmail.com

Carga Horária

60 horas

Horário

Quarta - Manhã

Vagas para eletivas

Sim

Vagas para isoladas

Não

Ementa

Introdução à pesquisa com crianças. Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa com crianças em contextos escolares. Procedimentos de construção e análise de dados. Implicações da pesquisa com crianças para a discussão da qualidade no campo da Educação Infantil.

Programa

1 – Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa com crianças em contextos escolares.

Metodologia:

 A metodologia do curso prevê uma reflexão sobre aspectos específicos da pesquisa com crianças em contextos escolares, observando seus limites e possibilidades. Assim, serão utilizadas estratégias de apresentação de sínteses dos textos em diálogo com variados exercícios metodológicos.

Avaliação: 

 A avaliação ocorrerá durante todo o processo vivenciado no curso por meio de participação em debates, apresentação de seminários, trabalhos escritos. A distribuição de pontos será discutida com o grupo e organizada no início do curso.


Bibliografia

CORSARO, W. Friendship and peer cultures in the early years. Ablex Publications, 1985.

GREEN, J. L., DIXON, C. N. e ZAHARLICK, A. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 42, dezembro. 2005.

HEDEGAARD, M.; FLEER, M. Studying Children: a Cultural-historical Approach. United Kingdom. Open University Press, 2008.