FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : L'editoria per la scuola e l'istruzione tra Settecento e Ottocento. Metodi di ricerca e casi emblematici

Semestre / Ano

2º / 2018

Data de Início

26/11/2018

Tipo

Mini Curso

Turma

B

Sala

402

Nº Total de Vagas

20

Docentes Responsáveis

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira - marcustaborda@uol.com.br

Carga Horária

15 horas

Horário

Segunda - Tarde

Terça - Tarde

Quinta - Tarde

Sexta - Tarde

Vagas para eletivas

Sim

Vagas para isoladas

Sim

Ementa

A disciplina tratará dos procedimentos de pesquisa sobre duas vertentes de estudos em História da Educação, a educação entre os séculos XVIII e XIX, e as edições escolares, com destaque para estudos de casos italianos. Será conduzida pelo professor Paolo Bianchini da Università degli Studi di Torino. O curso será em espanhol.

Programa

26-11-2018: La ricerca storiografica sui libri di testo e l’editoria scolastica. Tra metodi qualitativi e quantitativi

27-11-2018: Un caso di studio: la nascita del libro per la scuola in Italia

29-11-2018: Un caso di studio: i manuali francesi tra Illuminismo e Restaurazione

30-11-2018: Un caso di studio: l’immagine delle colonie e del Nuovo Mondo nei manuali europei tra la fine dell’Ottocento e i primi decenni del Novecento


Bibliografia

A. Choppin, “Le manuel scolaire, une fausse évidence historique”, en « Histoire de l’éducation », 117 (2008), pp. 7-56 ;

P. Bianchini- R. Sani (eds.), Textbooks and Citizenship in Modern and Contemporary Europe, Peter Lang, Bern, 2016;

C. Bittencourt, Livro didático e saber escolar (1810-1910), Autêntica, Belo Horizonte, 2008;

R. P. Spregelburd; M.C. Linares, (Orgs.), La lectura en los manuales escolares. Textos e imágenes, Luján, Departamento de Publicaciones e Imprenta de la Universidad Nacional de Luján, Proyecto RELEE (Universidad Nacional de Luján y Universidad Nacional del Nordeste), 2009;

M.A. Taborda de Oliveira; S.M. F. Ranzi, (Orgs.), História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate, Bragança Paulista, EDUSF, 2003.

Riferimenti bibliografici approfonditi possono essere reperiti al seguente url:

http://www.centromanes.org/?page_id=451