FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Cultura material escolar e universitária: fontes históricas e práticas de organização

Semestre / Ano

2º / 2018

Data de Início

04/10/2018

Tipo

Optativa - PDE

Turma

I

Sala

540

Nº Total de Vagas

20

Docentes Responsáveis

Meily Assbu Linhales - meily_linhales@yahoo.com.br

Carga Horária

30 horas

Horário

Quinta - Tarde

Vagas para eletivas

Sim

Vagas para isoladas

Sim

Ementa

Estudos relativos aos acervos escolares, universitários e pessoais de professores. As práticas de organização e divulgação e sua relação com a história e a memória escolar. Percursos e escolhas interdisciplinares: o arquivo, a biblioteca e o museu. Memória escolar e produção de fontes históricas. Estabelecimento de linhas de acervo. A expografia e suas narrativas.

Programa

Eixos temáticos:

  • A cultura material escolar e suas múltiplas interpretações.
  • Arquivos, bibliotecas e centros de documentação: diálogos interdisciplinares.
  • O institucional, o pessoal e os interesses de pesquisa: desafios à observação dos princípios da proveniência e da ordem original. 
  • Operação arquivística, operação historiográfica: o documento produzido como fonte.
  • Fundos e coleções: pesquisa histórica e extroversão de acervos. 
  • Projetos expográficos: análise e problematização


Bibliografia

BRAGHINI, Katya Mitzuko Zuquim. O que os instrumentos científicos dos museus escolares nos contam sobre a educação dos sentidos na passagem so sec. XIX para o sec. XX. In: Anais do IX COLUBE. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2012.

LINHALES, Meily Assbú; NASCIMENTO, Adalson (Orgs.). Organizando arquivos, produzindo nexos: a experiência de um Centro de Memória. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013. 

NEDEL, Letícia. A Guardiã da Verdade In: Memória e identidade nacional. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Memória e Identidade Nacional. Rio de Janeiro: FAPERJ/Ed. FGV, 2010. p. 125-158.

Pro-Posições. Dossiê Cultura Escolar e Cultura Material Escolar: entre arquivos e museus, Revista da Faculdade de Educação da Unicamp, v.16, n. 1- jan-abr 2005, 

Revista Linhas - v. 15, n. 28 (2014)- Dossiê: Arquivos e Acervos Escolares

SEGANTINI, V. C.; JULIÃO, L. A UFMG E O PATRIMÔNIO DA CIÊNCIA E CULTURA: da obsolescência à musealização. In: Marcus Granato; Emanuela Sousa Ribeiro; Bruno Melo de Araújo.(Org.).http://site.mast.br/hotsite_cadernos_do_patrimonio_da_ciencia_e_tecnologia/index.html. 1ed.Rio de Janeiro: MAST, 2017, v. 1. 

SHIGUNOV, A.; FORTUNATO, I. y TOURIÑÁN, M. (Coords.) (2017). Educação não formal e museus: Aspectos históricos, tendências e perspectivas. São Paulo: Edições Hipótese, 112 págs. (ISBN: 978-85-923511-6-8).

SOUZA, Rosa Fátima de. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcos Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p.163-189.

TRAVANCAS; ROUCHOU; HEYMANN (Orgs.). Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa. Rio de Janeiro: FGV, 2013.