FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : História, políticas e práticas em educação especial - Parte 2

Semestre / Ano

2º / 2018

Data de Início

04/10/2018

Tipo

Optativa - PDE

Turma

H

Sala

1107

Nº Total de Vagas

30

Docentes Responsáveis

Adriana Araújo Pereira Borges - adriana.borges@terra.com.br

Carga Horária

30 horas

Horário

Quinta - Tarde

Vagas para eletivas

Sim

Vagas para isoladas

Sim

Ementa

A legislação sobre educação especial entre os anos 1930 até a atualidade. Linha do tempo das políticas públicas de educação especial. A condição docente e o público alvo da educação especial no período: mudanças e permanências. A relação entre as políticas e as práticas em educação especial.

Programa

UNIDADE 1

As três fases da educação especial em Minas Gerais

Classes especiais, escolas especiais e educação inclusiva

A linha do tempo das políticas públicas de educação especial: as opções legislativas e as consequências práticas

UNIDADE 2

A legislação federal e a influência dos organismos internacionais

O público alvo da educação especial

A relação entre as políticas e as práticas em educação especial


Bibliografia

LIVROS:

BORGES, A.A.P; NOGUEIRA, M.L (Orgs.). O aluno com autismo na escola. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2018.

PLETSCH, M..D. Repensando a Inclusão Escolar. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2014.

GONZAGA, E. A.  MEDEIROS, J.L.R. DE (Orgs) Ministério público, sociedade e a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência  Brasília: ESMPU, 2018.


DOCUMENTOS:

Guia Brasileiro de Inclusão 

Guia de Orientação da Educação Especial na rede estadual de ensino de Minas Gerais

Disponível em http://maragabrilli.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Guia-sobre-a-LBI.pdf

BRASIL (2016) A consolidação da inclusão escolar no Brasil: 2003-2016 

Legislação Brasileira sobre a Educação Especial.

Declaração de Salamanca  

Convenção sobre os Direitos das pessoas com deficiência 

Documentos da ONU/UNESCO


ARTIGOS:

KASSAR, M.C.M. Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, vol.17, 2011, p.41-58

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educ. rev., Curitiba , n. 41, p. 61-79. 

KASSAR, M.CM. Participação dos alunos com deficiências na história da educação brasileira. In Ponto de vista, Jan - dez de 2000, p. 4-8. 

REVISTAS

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

REVISTA PESTALOZZI


TESES E DISSERTAÇÕES

NERES, C.C. As instituições especializadas e o movimento de inclusão escolar: intervenções e práticas. Tese de doutorado em Educação, Faculdade de Educação, USP: 2010

ZERBATO, Ana Paula. O papel do professor de Educação Especial na Proposta do Coensino. ( dissertação ) - Tipos de atividades e estratégias realizadas em sala de aula para aulunos público alvo da Educação Especial. Página 87-96